segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tempo

Andei lendo textos sobre tempo. O tempo em si é tão relativo. Já escrevi sobre isso uma vez, como ele parece voar quando queremos que ele passe devagar e como é lento quando queremos que seja rápido. Mas tempo é muito mais do que horas num relógio. As coisas tem seu tempo. Tempo de cozimento, tempo de cura, tempo de crescimento. São tantos tipos de tempo e são tão particulares.

Algumas pessoas dizem que nada acontece por acaso, que as coisas vão acontecer em seu devido tempo. Talvez elas estejam certas, mas talvez isso seja uma maneira de confortar-se, consolar-se. Uma forma de tentar sempre seguir em frente, de ser otimista e acreditar que sua hora, seu tempo, vai chegar. Mas será que ele realmente chega?

Eu definitivamente tenho um lado muito racional, que me faz questionar se tudo tem uma explicação. Por que se nada acontece por acaso, qual seria o motivo? Mas será que a gente precisa saber qual é? Talvez minha curiosidade gigantesca que questione e não meu lado racional. E se tudo chega, acontece em seu devido tempo, por que esse tempo não é agora? E por que não podemos escolher quando vai acontecer?

Isso me leva a outro caminho, as escolhas. Talvez não possamos determinar o tempo das coisas, sua duração, mas podemos tentar fazer com que elas aconteçam, que o tempo seja agora. Claro, que escolha gera consequência, e nem sempre é a que você planejava que aconteceria. É tudo tão difícil sabe? Mas principalmente porque a gente vive com outras pessoas, então a nossa escolha determina um caminho mas pode encontrar uma curva devido a escolha do outro, que está diretamente relacionada à sua escolha.

Mas acho que a vida é isso, não? Andar em estradas com curvas, algumas vezes conseguindo ver claramente a paisagem, outras se surpreendendo com a árvore que estava ocultada pela montanha até virar na estrada. E nossas escolhas vão mudando com o tempo, assim como o tempo vai mudando a gente. Nos mostra o  fizemos de certo, ou de errado, alguns arrependimentos. E no fim das contas tudo é um grande aprendizado. Passos numa escada de amadurecimento, que nunca tem fim. Uns sobem correndo, outros demoram mais. Outros às vezes retornam a um degrau que já haviam passado, mas sempre vão subindo, cada um em seu tempo.

E isso me traz de volta ao início, quanto tempo dura o tempo?

Nenhum comentário: